
A importância da Etiqueta em eventos corporativos: sua imagem também abre portas
O retorno dos eventos presenciais segue em crescimento e trouxe de volta um cenário repleto de oportunidades para profissionais e empresas que entendem o valor da Imagem Pessoal e Profissional para gerar novas conexões.
Em um ambiente onde você pode encontrar colegas do mercado de seu segmento, parceiros estratégicos ou até mesmo abrir portas para novos negócios, cada detalhe do seu comportamento transmite uma mensagem e pode fortalecer (ou enfraquecer) a imagem que você construiu em sua trajetória.
Mais do que boas maneiras, a Etiqueta em eventos corporativos é uma ferramenta essencial de posicionamento, comunica respeito, atenção e intenção profissional.
O crescimento dos eventos presenciais em 2025
De acordo com pesquisas recentes, o mercado global de eventos corporativos deve movimentar USD 282,17 bilhões em 2025, com um crescimento anual de 10,9% – The business rearch company.
No Brasil, este mercado também está em alta evolução neste ano, impulsionado pela retomada econômica e a preferência por encontros presenciais após anos de restrições. Um estudo recente aponta que o número de eventos realizados cresceu 4,74% entre janeiro e maio de 2025, em comparação com o mesmo período de 2024 – Live MKT News.
Embora os eventos híbridos tenham ganhado destaque nos últimos anos, 86% dos organizadores afirmam que irão manter ou aumentar os eventos presenciais em 2025, ou seja, o contato direto segue sendo primordial para fortalecer o networking, gerar negócios e criar experiências diferenciadas.
Diante desse cenário, a forma como nos comportamos nesses encontros, tornou-se uma competência estratégica para o sucesso de sua Marca Pessoal e Profissional.
Etiqueta Corporativa: quando a imagem fala antes da palavra
Participar de um evento corporativo vai muito além de estar presente fisicamente.
Sua postura e comunicação não verbal já começam a contar uma história assim que você chega ao local do evento.
- Pontualidade é o primeiro sinal de respeito: Chegar no horário demonstra consideração pela ocasião, pelos organizadores e pelos demais participantes. Se estiver atrasado/a não interromper a apresentação para cumprimentar os presentes, dê apenas um aceno e um sorriso 🙂
- Conversas paralelas e movimentações constantes transmitem desatenção: Seja em um grande auditório ou em um evento menor, evite ficar entrando e saindo da sala, o/a palestrante certamente irá notar e não é muito educado, não é mesmo? Imagine se você estivesse no lugar dele/a…
- Deixe o celular no silencioso e se precisar atender uma chamada, o mais adequado é sair da sala/auditório para falar com mais tranquilidade e discrição.
- Quando fizer uma pergunta, mantenha o foco no tema e seja objetivo para não comprometer o tempo previsto para a apresentação.
Coffee Break: um momento de Networking e postura elegante
O coffee break é uma das grandes oportunidades de interação informal durante os eventos, é justamente nesse momento de descontração que a etiqueta se revela essencial.
- Sirva-se com equilíbrio: evite se posicionar ao lado da mesa de comes e bebes após se servir, dando espaço para que outras pessoas possam se servir confortavelmente;
- Aguarde momentos oportunos para iniciar uma conversa: cuidado ao abordar alguém que está mastigando, da mesma forma, finalize sua mastigação antes de responder quando for abordado;
- Quando estiver em pé o ideal é usar um pires para apoiar a xícara de café e um petisco em uma única mão (esquerda) pode parecer um detalhe pequeno, mas transmite organização e atenção à própria apresentação. Deixe a mão direita livre para cumprimentos;
- Sirva-se com pequenas quantidades dos doces ou salgados e sempre utilize um guardanapo ou um pratinho. Gostou e quer mais? Tudo bem voltar e repetir J
- Circule e amplie conexões: evite conversas intermináveis em um único grupo/pessoa. Mantenha o equilíbrio entre a qualidade das interações e a oportunidade de expandir seu networking de maneira elegante.
A apresentação pessoal como extensão da Marca Profissional
A escolha das roupas e acessórios para um evento corporativo não é apenas uma questão de estilo. Trata-se de um sinal claro de respeito pelo contexto, pelas pessoas com quem você irá interagir e pela reputação que você deseja construir.
Cada vez mais, espera-se que profissionais saibam alinhar seu visual com naturalidade ao ambiente corporativo e sem perder sua essência, isso significa:
- Escolher peças adequadas ao nível de formalidade do evento
- Evitar excessos de casualidade que possam transmitir desleixo
- Optar por combinações de peças formais e informais, de forma equilibrada conferem um look mais moderno e descontraído
- Priorizar roupas em bom estado de conservação, bem passadas e que estejam em harmonia com o seu perfil profissional
A forma como você se veste e se prepara para um evento transmite respeito, cuidado e profissionalismo, é um sinal claro de que você está atento ao contexto e valoriza quem está te recebendo.
Comunicação Não Verbal: sua presença diz muito
Além da escolha do vestuário e das boas práticas de comportamento, a maneira como nos expressamos durante as interações é um fator decisivo para construir uma imagem de confiança.
- Olhar nos olhos durante uma conversa
- Sorrir de maneira genuína
- Ouvir com atenção antes de falar
- Manter uma postura corporal alinhada e receptiva
Essas atitudes, ainda que simples, reforçam sua presença, ampliam a qualidade das conexões e fazem com que você seja lembrado(a) como um profissional atento, educado e elegante.
Que essas recomendações possam te apoiar em aprimorar sua Marca Pessoal para que você tenha muito sucesso e bons negócios nos eventos que participar! 🙂
Quer saber mais sobre Etiqueta em eventos ou à mesa?
Vamos conversar! 🤗
Leia também o artigo com dicas essenciais sobre Etiqueta Corporativa.
Quer saber mais sobre como desenvolver sua Marca pessoal e profissional? Clique aqui e me escreva!
Abraços 🙂