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Linguagem corporal comportamento e imagem pessoal e profissional

Conheça 7 dicas para melhorar sua linguagem corporal no ambiente corporativo

A maneira de nos comportarmos através dos gestos, da postura, da expressão facial e do contato visual durante uma conversa com clientes, colaboradores, parceiros, ou em uma apresentação para um grupo de pessoas e até mesmo em nossa vida pessoal – seja de forma online ou presencial – tem um grande impacto sobre a percepção e entendimento do outro com relação ao que falamos e desejamos transmitir.

“Sempre que suas palavras e sua linguagem corporal se mostram desalinhadas, as pessoas, então, acreditam no que viram e não no que foi dito”. Carol K. Goman – Livro A linguagem corporal dos líderes.

Por exemplo, quando as expressões do nosso rosto e do nosso corpo não demonstram entusiasmo e credibilidade, dificilmente convenceremos nosso interlocutor a “comprar” nossos produtos, serviços, ideias, projetos.

Tenho certeza de que você já passou por uma situação como essa:

Em um estabelecimento comercial você é atendido por uma pessoa que está com má vontade e demonstra desinteresse em seu comportamento, permanece sentada, quando deveria estar de pé, continua fazendo outra atividade, olhando o celular, mal olha para você e responde seus questionamentos com indiferença… perdemos completamente a vontade de fazer a compra, não é mesmo?

No livro Desvendando os segredos da linguagem corporal, de Allan e Barbara Pease, tem a seguinte colocação, “Pesquisas mostram que os sinais não verbais têm um efeito cinco vezes maior do que as palavras pronunciadas.”

Também cita o seguinte exemplo:

Sigmund Freud relatou o caso de uma paciente que expressava verbalmente a felicidade de seu casamento fazendo repetidamente o gesto de tirar e recolocar a aliança do dedo. Como compreendia o significado desse gesto inconsciente, Freud não se surpreendeu quando os problemas do casamento de sua paciente vieram à tona.” (Essa frase deu curiosidade em se atentar nas conversas com os amigos, hein? rs)

Considerando essas colocações, sobre a total relevância da nossa linguagem corporal x nossa fala, é de extrema importância que estejamos sempre atentos às mensagens não verbais que nosso corpo transmite, pois elas podem contribuir ou gerar desconfiança e desinteresse em nossas falas, atitudes nas relações interpessoais.

“Todos conhecemos profissionais talentosos e com excelente formação educacional que detêm todas as hard skills inerentes à sua função, mas que fracassam em alcançar todo seu potencial em razão de sua falta de habilidade ao se comunicar com pessoas ao seu redor.” Livro O corpo fala nos negócios – Adrian Furnham

Para que você tenha maior assertividade e sucesso em sua linguagem corporal, seguem 7 dicas essenciais e que fazem uma grande diferença no processo de comunicação:

  1. Demonstre encantamento ao falar sobre sua empresa, produto, serviços, ideias, projetos, seu entusiasmo é transmitido através dos olhos, do sorriso, da voz, de seus gestos;
  2. Tenha um aperto de mão firme (nem muito forte, nem muito leve) com um contato visual direto e com um sorriso confiante;
  3. Tenha postura ereta e alinhada ao andar e ao sentar-se, demonstra autoconfiança e autoridade;
  4. Quando fizer uma apresentação presencial procure ficar em pé, você terá um melhor tom de voz e estará em uma posição que atrairá mais atenção de quem assiste;
  5. Em uma apresentação online, deixe a câmera aberta, fale com entusiasmo, considere fazer gestos com as mãos e olhe para a câmera como se estivesse olhando diretamente os participantes;
  6. Preste atenção no outro (os) quando estiver em uma conversa mais próxima, evite gestos de desinteresse, tais como: consultar o celular o tempo todo, fazer alguma outra atividade (e dizer “estou te ouvindo” – quando, na verdade, não está ouvindo com a devida atenção), ou expressões faciais de descaso;
  7. As roupas e acessórios que estiver usando também transmitem informações não verbais, avalie o nível de formalidade ou não da reunião e considere que o cuidado com sua apresentação pessoal é tão importante quanto sua preparação de conteúdo para o evento.

 

O cuidado e interesse genuíno pelo outro demonstram respeito e consideração, por meio destas atitudes, certamente, você será uma pessoa apreciada e uma companhia agradável, irá melhorar e aumentar seus relacionamentos interpessoais, além de ter e de demonstrar maior autoconfiança, desenvolvendo e aprimorando sua marca pessoal e profissional, sua personal branding.

 

Espero que tenha gostado do artigo, me conte o que achou.

 

Você tem algum exemplo de situação em que a linguagem corporal teve impacto (positivo ou negativo) em uma situação profissional?

 

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Abraços 🙂

Priscila Avelar

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