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Prisence

importância da primeira impressão para não perder oportunidades

A primeira impressão é a que fica?

Uma pergunta não tão simples de responder, pois ao fazer esse questionamento para algumas pessoas, tenho notado que, muitas vezes, ficam em dúvida e pensativas antes de dar a resposta. Entendo que existem diversas variáveis que interferem nessa decisão e neste texto vou falar sobre algumas delas.

Em seu livro A linguagem corporal de líderes, Carol Kinsey Goman, especialista no tema, escreve:

“Você sabia que as pessoas com as quais estabelece uma conversa terão avaliado subliminarmente sua credibilidade, confiança, simpatia e confiabilidade nos primeiros sete segundos?”

Em diversas literaturas, esse pequeno espaço de tempo em que se constrói uma primeira imagem do outro, em geral, leva de sete a dez segundos, seja como for, é realmente muito rápida essa avaliação e, como diz Goman, é uma análise subliminar, ou seja, inconsciente, o outro cria uma imagem a nosso respeito de acordo com suas vivências, repertório, preferências.

A primeira impressão é a que fica, principalmente, se você não tem uma segunda chance para mudar o efeito dessa primeira interação, que pode acontecer com um/uma: novo ou futuro cliente, headhunter, profissional de RH, parceiro de negócios, indicação de contato seja para qual for o propósito, são diversas situações, até mesmo em um match no app de relacionamentos =)

“Você nunca terá uma segunda chance de causar uma primeira boa impressão.” – Tom Peters.

É preciso estarmos atentos em todos os canais que temos nossa imagem pessoal e profissional divulgada (redes sociais, whatsapp, etc).

O que aparece quando você faz uma pesquisa com seu nome no Google?

A primeira impressão não necessariamente acontece em um encontro presencial, que você marca com um cliente e se prepara para essa reunião (ou não, ops!), ela acontece quando essa pessoa pesquisa sobre você na internet, vê sua foto no whatsapp, avalia seu perfil no Linkedin, por exemplo, e até mesmo em uma reunião online.

Considerando uma rede tão essencial, para profissionais e empreendedores, como o Linkedin, pergunto a você, sua foto é de boa qualidade, tem bom enquadramento? Transmite credibilidade e simpatia que incentiva o interesse de contato? Como são suas postagens e comentários? Demonstra ser uma pessoa agradável ou mais agressiva?

A rede social é pessoal, entendo, clientes e amigos me falam “mas, Priscila o perfil é meu, falo o que desejar”, é verdade, podemos nos apresentar e comportar da maneira que preferirmos, no entanto, será que as pessoas que desejam iniciar um contato com a gente pensam da mesma forma? Aceitam determinadas atitudes?

Já ouvi comentários sobre a desistência de compra de produtos ou serviços por não identificar credibilidade e profissionalismo em fotos de perfil do whatsapp ou Instagram, imagine em perfis com comentários ofensivos. Não é que não possamos nos posicionar nas redes sociais, mas é muito importante ter atenção à forma como se faz e até mesmo avaliar se vale a pena.

A primeira impressão vai acontecer e, normalmente, permanecer – quando alguém pesquisar sobre você na internet e nas redes sociais, não se interessar, desistir do contato e você nem vai saber que isso aconteceu. Já tinha pensado nisso?

Veja só que interessante reflexão essa outra frase de Tom Peters:

“Nós somos os CEOs da nossa própria empresa: EU – Ltda. Para estar no mercado, atualmente, a nossa tarefa mais importante é ser head de marketing de uma marca chamada ‘Você’.”

Assim como as grandes marcas cuidam de sua reputação, posição no mercado, é essencial que tenhamos boas estratégias de marketing pessoal e profissional para nos posicionarmos assertivamente em nossa carreira, não perdermos possibilidades de novos negócios, parcerias, clientes, vaga de trabalho… e causarmos um ótima primeira impressão, mesmo que ela seja através de uma pesquisa online.

Que tal aperfeiçoar estrategicamente sua marca pessoal – personal branding agora mesmo.

Assim você não vai perder oportunidades e vai causar uma excelente primeira impressão seja online ou presencial.

Participe do Workshop online e ao vivo através do GoogleMeet e saiba como desenvolver sua Marca Pessoal e Profissional com muito mais assertividade! 

Algumas dicas especiais:

  • Utilize uma foto amigável e de boa qualidade no whatsapp e no Linkedin (considere também uma boa foto de capa);
  • Em uma reunião online, esteja em um ambiente iluminado, sem ruídos, mantenha a câmera aberta, prepare sua apresentação pessoal (roupas, acessórios, cabelos…), fique em um bom enquadramento, procure gesticular de forma elegante, sorria e transmita simpatia;
  • Em um encontro presencial, também tenha total atenção com relação a apresentação pessoal, considere para a escolha da vestimenta que sejam peças confortáveis e que você gosta, não deixe de usar acessórios e um perfume agradável (se usar peças que não gosta e que te incomodam, isso irá impactar na forma de agir com naturalidade – spoiler para o próximo artigo sobre informações que as roupas transmitem;
  • Seja pontual, tenha atenção total ao outro, ouça para entender e não apenas responder, mantenha o celular de lado – em caso de um encontro presencial, aliás, evite deixar o celular sob a mesa em um restaurante ou café, tenha uma linguagem corporal positiva, cordialidade e demonstre nesse encontro o profissional competente e a pessoa agradável que você é.

Gentileza gera gentileza e, de modo geral, você terá reciprocidade por parte da pessoa que estiver com você e irá causar uma ótima impressão em um primeiro encontro ou reforçar a primeira boa impressão caso tenha acontecido anteriormente.

Espero que tenha gostado do texto, ficarei muito feliz com seu feedback ou comentários. =)

Quer saber mais sobre como desenvolver sua Marca pessoal e profissional? Me escreva!

Abraços,

Priscila Avelar

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