Que tal um manual básico de etiqueta para comunicação corporativa no Whatsapp?
O Whatsapp se tornou uma ferramenta essencial para a comunicação do dia a dia, seja pessoal ou profissional, oferecendo a possibilidade de contato rápido e eficiente, com pessoas de qualquer parte do mundo. Tem fácil acesso, opções de compartilhar fotos, vídeos, áudios, arquivos, chamadas em vídeo, conversas em grupo dentre diversas outras facilidades.
E pela alta utilização e em diversas situações se faz necessário estar atento a algumas situações que precisam de um cuidado maior por parte do usuário em não cometer “abusos” em seu uso, especialmente, no ambiente corporativo.
Em uma enquete que realizei no Linkedin sobre quais ações são mais inadequadas nas conversas de trabalho no whatsapp identifiquei o seguinte posicionamento dos pontos considerados mais inconvenientes:
- 45% chamada em vídeo não combinada previamente
- 31% mensagens fora do horário comercial
- 12% colega “esquece” de responder
- 11% longos áudios e textos
Foto inadequada no perfil, excesso de grupos e a perda de foco sobre o tema principal, ansiedade e impaciência para receber uma resposta, solicitações no final de semana com a desculpa de que não “quer esquecer do assunto”… são outras situações inoportunas também citadas por colegas e clientes.
Seguem algumas recomendações de boas práticas de Etiqueta Corporativa para esse tipo de comunicação:
- Tenha objetividade nas mensagens de voz ou escrita, se o tema é complexo, melhor ligar e conversar diretamente com a pessoa;
- Se não é possível fazer uma ligação e precisa de uma breve resposta, considere fazer um texto objetivo, escrito de forma clara, deixe espaço entre as frases, leia e releia e verifique se existem redundâncias;
- Evite longos áudios, o tema é complexo, volte a alternativa 1;
- Aguarde e considere que o tempo de resposta pode não ser imediato, cada um tem suas rotinas e prioridades ao longo do dia;
- Evite temas e conversas que fogem do foco nos grupos de trabalho;
- Antes de incluir alguém em um grupo, peça primeiro seu consentimento;
- Avise sobre a necessidade de uma chamada de vídeo com antecedência, mesmo que seja 10 minutos antes;
- Reveja as mensagens não respondidas ao final do dia ou início do dia seguinte, não deixe cair no esquecimento a demanda de um colega ou até mesmo a resposta de uma solicitação que você mesmo fez;
- Respeite o horário comercial e finais de semana – evite o envio de mensagens e solicitações, especialmente, se não podem ser resolvidas naquele momento. Se você vai esquecer do tema, crie uma nota de lembrança em sua agenda.
Considere essas orientações para manter as relações profissionais em harmonia, ter muito mais assertividade nas comunicações profissionais, além de ser um diferencial para sua Marca Pessoal.
Vamos aproveitar o melhor que a comunicação online tem a nos oferecer, pois ela transformou a maneira como interagimos, trabalhamos e acessamos informações, deixando o mundo com mais agilidade, acessibilidade e conectividade.
Tem alguma outra situação inconveniente que você tem a citar sobre esse assunto? Conta aqui nos comentários =)
Agradeço a atenção e leitura do artigo!
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Abraços 🙂