Apesar do modelo de trabalho presencial estar em crescimento, o ambiente virtual ainda é um espaço fundamental para conexões profissionais, tornando a etiqueta em reuniões online um fator decisivo para a construção de uma imagem profissional diferenciada e apreciada.
Independentemente de você estar conduzindo ou participando de uma reunião, a forma como se apresenta e interage, impacta diretamente sua credibilidade e influência.
As empresas que atendo costumam solicitar para as palestras, que eu apresente recomendações sobre como se portar em uma reunião virtual. É importante compreender que, mesmo estando em casa, a postura, o ambiente, as atitudes devem ser, guardadas as devidas proporções, as mesmas como se o colaborador estivesse no escritório. A empresa, os clientes e até mesmo os colaboradores esperam essa conduta.
O processo de comunicação – que é composto pela parte verbal/palavras, vocal/tom de voz e não verbal/linguagem corporal, expressões faciais, gestos, vestimenta – pode ser mal interpretado ou não transmitir credibilidade se um desses itens não estiverem disponíveis e a câmera fechada impede totalmente a visualização do não verbal, que tem alta importância na transmissão da mensagem.
Existem ainda outras atitudes inadequadas, que já ouvi de clientes e de amigos, sobre seu pares, líderes, liderados e até mesmo de clientes nesse tipo de reunião, tais como rapazes sem camisa ou de regata, participantes com câmera fechada que “não saem da sala virtual” ao término de um treinamento (será que estavam mesmo assistindo?), pessoas com atitudes agressivas com a câmera fechada em reuniões online e totalmente educadas em reuniões presenciais – realmente a exposição olhando nos olhos é bem diferente.
Para entender um pouco mais sobre a visão das pessoas sobre esse tema, fiz uma enquete no Linkedin com a seguinte pergunta:
Na sua percepção, uma pessoa que participa de uma reunião online de câmera fechada transmite qual mensagem:
- Prefere não se expor – 49%
- Está fazendo outra atividade – 43%
- Está prestando atenção totalmente – 5%
- Saiu da frente do computador – 4%
Para minimizar os aspectos negativos que impedem uma comunicação assertiva e uma imagem elegante e profissional nas reuniões virtuais, deixo aqui algumas recomendações que irão contribuir positivamente para a Marca Pessoal além de promover maior entendimento e relações interpessoais mais saudáveis:
🔹 A Importância da apresentação pessoal
Assim como no presencial, a forma como nos vestimos e nos apresentamos comunica profissionalismo e respeito. Escolha roupas adequadas ao ambiente corporativo e evite usar aquelas “roupas de ficar em casa” (ops!), vista peças que você usaria se estivesse no escritório. Mesmo que seja apenas durante as reuniões e na parte de cima do corpo que aparece na câmera 🙂
🔹 Cuide do cenário e da iluminação
O ideal é que o fundo da sua câmera seja neutro e esteja organizado. Usar telas virtuais ou desfocar o fundo são ótimas opções.
A luz natural tem um bom efeito, no entanto, se o espaço não é muito iluminado, além da iluminação de teto, você pode usar também uma luz complementar ex ring ligth.
🔹 Câmera ligada: uma atitude de respeito e profissionalismo
Muitas pessoas relutam em abrir a câmera durante reuniões online, mas essa atitude pode passar uma impressão de desinteresse e distanciamento. Em reuniões presenciais, ninguém esconde o rosto, certo? No virtual, não deveria ser diferente.
Manter a câmera ligada favorece a interação, demonstra engajamento, transparência, comprometimento e respeito com quem está falando. Além disso, facilita a comunicação não verbal, tornando as interações mais naturais e dinâmicas.
🔹 Postura e expressão corporal
Mantenha uma postura ereta e confiante. Olhar no olhos, fazer gestos com as mãos, com a cabeça, são essenciais, pois essas informações não verbais, seja para quem apresenta como para quem participa, complementam o processo de comunicação verbal e evitam a possibilidade de interpretações incorretas.
🔹 Pontualidade e condução
Se você está liderando a reunião, comece e termine no horário combinado. Cumprir com o horário previsto contribui em manter a reunião eficiente, além de respeitar o tempo dos participantes que possam ter outros compromissos no horário seguinte.
Evite reuniões com mais de 2h, caso seja necessário, considere ter uma pausa de 5 a 10 minutos para que os participantes possam se ausentar brevemente.
Como participante, conecte-se com antecedência para evitar imprevistos técnicos.
🔹 Promova a participação e a escuta ativa
Convide cada um a compartilhar suas opiniões, ideias, sugestões, pois, muitas vezes, alguns participantes temem falar, a menos que sejam incentivados e que haja escuta ativa sobre suas percepções.
Demonstre interesse ouvindo atentamente e contribuindo de forma clara e assertiva.
🔹 Evite distrações e mantenha o foco
Assim como em uma reunião presencial, estar presente de verdade é essencial. Evite checar e-mails, responder mensagens ou realizar outras atividades durante a reunião.
O comprometimento e a atenção total fazem muita diferença para um encontro produtivo e eficaz.
🔹 Uso adequado do microfone e fones de ouvido
Mantenha o microfone no mudo quando não estiver falando e procure sempre usar o fone de ouvido para reduzir os ruídos do ambiente (seja em chamadas online em casa ou no escritório), além de melhorar a qualidade do som quando você está ouvindo a fala do outro.
🔹 Interação e respeito ao tempo
Evite muitas interrupções e seja objetivo ao falar. Demonstre interesse ouvindo atentamente e contribuindo de forma clara e assertiva.
Reuniões online são tão importantes quanto reuniões presenciais e devem ser programadas e conduzidas da melhor forma possível.
Lembre-se que o tempo hoje é raro/caro, precisa mesmo de uma reunião para tratar o tema? E faz uma reunião para ficar com a câmera fechada? Entendemos que optar pela reunião é para haver interação e comunicação completa – verbal, vocal e não verbal, faz sentido?
Talvez um email possa ser uma melhor opção. (Uma reunião que poderia ser um email… Frase já conhecida em posts nas redes sociais rs)
Pequenas atitudes fazem uma grande diferença na forma como você é percebido profissionalmente, faça com que sua imagem seja de alguém que promova respeito, relacionamentos saudáveis e a colaboração.
Você já aplica essas práticas em suas reuniões?
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Agradeço a atenção e leitura do artigo! =)
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Abraços 🙂