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Prisence

Etiqueta à mesa faz parte de sua Imagem Pessoal, você conhece as regras?

Formamos nossa marca pessoal no dia a dia, através de nossos comportamentos, atitudes, comunicação, apresentação pessoal e, dentre outros fatores, devemos também considerar a etiqueta à mesa com muita atenção e cuidado.

Para um almoço de negócios, por exemplo, além de se preparar sobre o tema a ser discutido e com seu visual (roupas e acessórios de acordo com o lugar e horário), é fundamental saber como se portar ao longo do evento, lidar com talheres, guardanapos, assuntos tratados e tudo mais que acontece nesta ocasião.

Essencial causar um boa impressão, não é mesmo?

É claro que as recomendações de como se portar à mesa podem ser consideradas em outros momentos mais informais, seja em almoços ou jantares com o pessoal da empresa, muitas vezes comemorações são realizadas em restaurantes um pouco mais requintados, ou até mesmo em encontros com amigos, com a família, conhecendo alguém… olha só a oportunidade de ter um date de sucesso! (rs)

Certamente, saber como agir nestas situações fará com que você cause uma excelente impressão, especialmente, caso esta seja a primeira.

 

Deixo algumas recomendações básicas de postura à mesa e que já fazem toda diferença:

  • Guardanapo de papel deve ficar na mesa, ao lado do prato e guardanapo de pano no colo;
  • Aguarde todos se servirem para começar a comer;
  • Ordem dos talheres – quando houver diversos tipos, normalmente usados para diferentes pratos, comece de fora para dentro;
  • Em buffet sirva-se de pequenas porções e repita se deseja mais;
  • Posição da faca – ao lado (quando sem uso) e apoiada no prato durante a refeição;
  • Sempre limpe a boca com o guardanapo antes de servir-se da bebida;
  • Deixar muita sobra de comida no prato;
  • Coma no mesmo ritmo dos outros, para não terminar muito rápido ou que todos tenham que esperar;
  • Precisa se ausentar da mesa, apenas peça licença e saia, não precisa dizer onde vai o que vai fazer;
  • Ao final da refeição, o ideal é posicionar os talheres paralelos virado para o dono do prato, pois facilita a retirada pelo garçom;
  • Por questões de higiene, não é aconselhável colocar sobre a mesa – celular, carteira ou bolsa;
  • Procure não falar sobre doença, depressão, política, religião, assuntos polêmicos em geral;
  • Seja pontual e avise caso irá se atrasar.

 

O que não fazer:

  • Avançar no couvert ou nos pães de entrada;
  • Soprar o alimento para esfriar, espere a temperatura baixar;
  • Misturar toda a comida;
  • Usar o palito de dente à mesa, se necessário, vá ao toilet, normalmente possuem fio dental;
  • Levar a boca ao garfo, mas o garfo à boca;
  • Comer de boca aberta ou fazendo barulho;
  • Beber ou falar com a boca cheia;
  • Gesticular com os talheres na mão;
  • Cotovelo à mesa;
  • Frases como – “estou cheia/o”, “estufada/o”, simplesmente diga, “estou satisfeita/o”;
  • Começar a comer antes da anfitriã/anfitrião a menos que ela/ele peça;
  • Usar o celular, se necessário, avisar com antecedência se estiver esperando uma ligação urgente.

 

Com estas orientações é possível saber como se portar em um almoço com seus clientes e parceiros de negócios.

 

Você vai causar uma ótima impressão e irá aprimorar sua marca pessoal!

 

Você já passou por alguma situação que não soube lidar durante um almoço ou jantar de negócios? Conta pra gente! 🙂

 

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Abraços 🙂

Priscila Avelar

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